Filosofia prática com crianças e jovens turma Filosofia

Apresentação

Esta acção surge como resposta ao pedido de dezenas de formandos que participaram em uma ou várias acçõesdesenvolvidas durante o decorrer do ano lectivo 2020/2021, de sensibilização e/ou de introdução à prática da Filosofiacom Crianças, e que no final das mesmas, mostraram interesse em participar numa oficina de continuidade. De facto, apreparação necessária para começar a colocar em prática a metodologia da Filosofia com Crianças implica umacompanhamento extremamente especializado e levado a cabo por um perito na área. As acções anteriores acimadescritas, de sensibilização e/ou de introdução à prática, abrem caminho para questões, reflexões, desafios e dificuldadesinerentes à prática em questão, mas não permitem ao formando ficar autónomo na sua prática. Ao apreenderem a complexidade da prática em questão, e as dificuldades relacionadas com uma experimentação efectiva,mais de 50% dos formandos, para cada grupo, revelou interesse em receber mais formação nesta área. Os efeitosbenéficos da prática da Filosofia com Crianças, constatados em estudos desenvolvidos pela UNESCO, quer a nível dasaprendizagens curriculares, quer a nível do desenvolvimento pessoal (emocional, cognitivo) dos alunos, como também dasdinâmicas professor/alunos, foram um dos motivos para um grau tão elevado de interesse manifestado. Trata-se portanto de desenvolver uma oficina baseada numa prática, a da Filosofia com Crianças, alternando assimexercícios filosóficos muito específicos, com momentos de partilha, discussão e análise baseados na prática do professorem contexto de sala de aula.

Destinatários

Educadores de Infância; Professores do 1º Ciclo; Professores de Filosofia

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância; Professores do 1º Ciclo; Professores de Filosofia. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância; Professores do 1º Ciclo; Professores de Filosofia.

Objetivos

contexto de sala de aula. - Preparar os professores para serem promotores de uma convivência democrática e consciência cívica, em contexto desala de aula. - Sensibilizar os formandos para uma escuta atenta às perguntas das crianças, para a sua dimensão filosófica e tambémestética. - Ajudar os formandos a romper com as barreiras traçadas da sua racionalidade, potenciando a criatividade dopensamento e aproximando o seu pensamento do das crianças -Desenvolver competências para o diálogo filosófico e intercultural, inspirado na articulação com diferentes linguagens eexpressões artísticas. -Dar a conhecer, na prática, como se proporcionam experiências de pensamento, a partir da experiência vivida dascrianças -Desenvolver um trabalho a nível da atenção, da empatia, da abertura reflexiva e da escuta do outro.

Conteúdos

1- A EXPERIÊNCIA, COMO MODO DE SE ABRIR AO NOVO E DE SE RELACIONAR COM O PENSAMENTO -A INVESTIGAÇÃO CRIATIVA, como modo de compor e recompor o pensar. -O DIÁLOGO COLABORATIVO, como maneira de desenvolver um pensar colectivo. -O PENSAMENTO CRÍTICO, como forma de questionar o sentido e o porquê do ensinar e do aprender em torno de determinadas metodologias de ensino. -A TOMADA DE CONSCIÊNCIA de alguns hábitos de ser professor como maneira de aceder ao ponto de vista do aluno (criança ou jovem). 2- CRIAÇÃO DE ESPAÇOS PARA A EXPERIMENTAÇÃO FILOSÓFICA, A PARTIR DE SUPORTES ARTÍSTICOS Exercícios práticos para desfazer hábitos inibidores da imaginação criativa. Exercícios filosóficos, para desenvolver a problematização como maneira de abrir espaços onde habitualmente não há perguntas. Exercício de formulação de associações entre pensamento e sensações existenciais e/ou artísticas. 3- CRIAÇÃO DE ESPAÇOS PARA INSTAURAÇÃO DO DIÁLOGO DEMOCRÁTICO E DA CIDADANIA PLENA Exercícios de DIÁLOGO PARTICIPATIVO E COLABORATIVO, que podem ser aplicados em contexto de sala de aula. Exercícios de CIDADANIA EFECTIVA, como forma de treinar o diálogo democrático em contexto de sala de aula Exercícios de ESCUTA, CUIDADO E ATENÇÃO para com o pensamento filosófico na Infância, como modo de se perspectivar novas dinâmicas relacionais com os alunos. Exercícios de TOLERÂNCIA E a EMPATIA, no sentido de conseguir abarcar outros pontos de vista e respeitar a diferença. 4- MONOTORZIAÇÃO E ACOMPANHAMENTO DA EXPERIÊNCIA DA FILOSOFIA COM FOCO NA INFÂNCIA - Monitorização do trabalho dos formandos relacionado com a prática da Filosofia com Crianças e Jovens. -Partilha, discussão, análise e avaliação de sessões de Filosofia com Crianças, desenvolvidas em contexto de sala de aula, ao longo das sessões síncronas.

Metodologias

Os conteúdos não serão apresentados de forma linear, mas sim, de forma articulada com a participação de todos os formandos, através dos métodos participativos, demonstrativos e interativos. As sessões serão sempre teórico-práticas, privilegiando-se, contudo, a componente prática: - Recorrendo à metodologia da FCC, a estratégias e abordagens consensuais, tais como o diálogo participativo e colaborativo, o espírito crítico e a escuta do outro. - Recorrendo à arte e à cultura para se desenvolver e enriquecer os exercícios reflexivos, questionar e dialogar com o mundo e os outros de diferentes maneiras e desenvolver o sentimento de pertença a uma comunidade. - Recorrendo à partilha, análise e avaliação das sessões de Filosofia levadas a cabo pelos formandos, em contexto de sala de aula. Os formandos irão dinamizar um conjunto de sessões de Filosofia com Crianças e Jovens, com o seu grupo turma. As sessões serão gravadas e transcritas, de forma a poderem ser partilhadas com o grupo de formandos, nos momentos de trabalho conjunto das sessões síncronas. Recorrendo à metodologia da Filosofia com Crianças e Jovens, os formandos irão receber uma motorização especializada.

Avaliação

A avaliação dos formandos é feita de modo contínuo, isto é, com base na sua participação nas sessões síncronas. Irá igualmente incidir sobre o processo de trabalho e os produtos que dele decorrem (trabalhos, reflexões, organização e condução de sessões práticas), os quais revelam a consolidação dos conteúdos abordados, evidenciando a aplicação em contexto das temáticas e metodologias trabalhadas durante a formação. Os critérios de avaliação e respectivos parâmetros são definidos de acordo com as características do trabalho realizado - participação nas sessões síncronas, realização dos exercícios das sessões assíncronas, preparação e dinamização de sessões de filosofia com crianças, partilha e discussão de grupo, trabalho final. As sessões realizadas pelos formandos em contexto de sala de aula e registadas por escrito, assim como os exercícios filosóficos das sessões assíncronas devem ser organizadas sob a forma de um portefólio, ao qual os formandos deverão juntar contributos reflexivos sobre as suas práticas e sobre a formação. A avaliação realizar-se-á de acordo com o determinado no ECD, nas orientações do CCPFC e nos regulamentos do CFAE.

Modelo

Formulário online Relatório formadora Avaliação do impacte

Bibliografia

KOHAN, Walter ; VIGNA, Elgira, Pensar com Heraclito. Rio de Janeiro: Ed. Lamparina, 2013 KOHAN, Walter, Infância, estrangeiridade e ignorância – Ensaios de Filosofia e Educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2007 KOHAN, Walter, OLARIETA, Beatriz F. (orgs.), A Escola Pública aposta no Pensamento. Belo Horizonte: Autêntica, 2012 LELEUX, Claudine, et. al. , Filosofia para crianças, O modelo de Matthew Lipman em discussão. Trad. Fátima Murad, Porto Alegre: Artmed., 2008 LENOIR, Fréderic, Filosofar e Meditar com as Crianças, Edição: Arena PT, 2017

Observações

Cronograma a disponibilizar brevemente

Início: 31-01-2025
Fim: 30-04-2025
Acreditação: CCPFC/ACC-130888/24
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: e-learning
Duração: 25 h
Local: Online