
DAC – espaço de aprendizagem ativa turma DAC_2025
Apresentação
Os Domínios de Autonomia Curricular permitem a criação de áreas de confluência de trabalho interdisciplinar e/ou dearticulação curricular promotores de melhores aprendizagens para todos os alunos. A realização de DAC permite o relacionamento/cruzamento entre as várias aprendizagens essenciais de diferentes disciplinas e a sua aplicação prática a situações reais/práticas. A concepção dos DAC permite a aprendizagem colaborativa e a aprendizagem ativa desenvolvendo as aprendizagens e consolidando-as assim como as áreas de competências do PASEO. Os dados mais recentes de investigação em pedagogia mostram a eficácia das metodologias de aprendizagem ativa conjugadas com espaços flexíveis de aprendizagem. Pretende-se com esta formação conjugar as metodologias de aprendizagem ativa com os espaços flexíveis de aprendizagem integrando-os na criação de DAC que vão desenvolver aprendizagens essenciais que se cruzam entre as várias disciplinas, criando sentido e contribuindo para o desenvolvimento e consolidação das áreas de competências do PASEO.
Destinatários
Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. No âmbito do Despacho n.º 4840/2023, publicado a 21 de abril de 2023 a ação de formação, releva na dimensão científico-pedagógica para a progressão da carreira docente Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial.
Objetivos
- Aprofundar o conceito de aprendizagem ativa e as oportunidades que esta proporciona - Explorar técnicas e estratégias de aprendizagem ativa - Compreender o que são espaços de flexíveis de aprendizagem e os seus benefícios no processo de aprendizagem - Compreender os Domínios de Autonomia Curricular como espaços de desenvolvimento privilegiados das áreas de competência - Compreender a avaliação pedagógica como processo fundamental para a aprendizagem - Construir e aplicar cenários de aprendizagem desenvolvidos em DAC e que integrem estratégias de aprendizagem ativa, espaços flexíveis de aprendizagem e avaliação pedagógica.
Conteúdos
Módulo 0 - Apresentação do curso de formação - Apresentação: Enquadramento e objetivos do curso de formação; Programa da formação, cronograma e avaliação. Plataforma LMS Moodle; - Apresentação dos formandos e expectativas relativamente à ação. Módulo 1 – Estratégias de aprendizagem ativa - Aprofundamento das potencialidades da aprendizagem ativa - Conhecer técnicas e estratégias de aprendizagem ativa - Explorar estratégias de aprendizagem ativa Módulo 2 – Espaços flexíveis de aprendizagem - Identificar espaços flexíveis de aprendizagem e seus benefícios no processo de aprendizagem - Explorar espaços flexíveis de aprendizagem Módulo 3 – Domínio de Autonomia Curricular - Aprofundamento das potencialidades de flexibilidade curricular e pedagógica no âmbito do D.L. 55/2018, de 6 de julho - Exploração de exemplos de DAC Módulo 4 – Elaboração de cenários de aprendizagem - Conceção, em grupo, de cenários de aprendizagem desenvolvidos em DAC e que integrem estratégias de aprendizagem ativa, espaços flexíveis de aprendizagem e avaliação pedagógica. • Aplicação dos cenários aos grupos turma. Módulo 5 – Trabalho Final e Avaliação - Apresentação dos trabalhos desenvolvidos. - Reflexão crítica individual sobre o trabalho desenvolvido (500 a 600 palavras). - Questionário de Avaliação Final do curso.
Metodologias
Presencial A oficina tem a duração de 30 horas (15 + 15) e decorre presencialmente e online na plataforma LMS Moodle. Integra sessões presenciais e online síncronas de apresentação das temáticas e respetivos fundamentos e sessões de trabalho autónomo. As sessões presenciais e síncronas permitirão enquadrar o formando na temática do módulo. As sessões decorrem de acordo com a seguinte distribuição horária: - Módulo 0 – 2 horas online; - Módulo 1 – 3h presenciais + 2 trabalho autónomo - Módulo 2 – 2h online - Módulo 3 – 3 h presenciais - Módulo 4 – 3 h presenciais + 10 h trabalho autónomo - Módulo 5 – 2h presenciais + 3h de trabalho autónomo O formando deverá participar ativamente em todas as sessões presenciais e online realizando as tarefas propostas e programar o trabalho autónomo para cada módulo. Trabalho autónomo Os formandos irão, trabalhando em grupo, criar um cenário de aprendizagem assente num Domínio de Autonomia Curricular integrando estratégias de aprendizagem ativa, espaços flexíveis de aprendizagem e avaliação pedagógica. Se possível, o cenário deverá ser aplicado aos alunos. Os formandos irão elaborar a reflexão crítica individual após o desenvolvimento dos trabalhos e responder ao questionário de Avaliação do Curso.
Avaliação
As tarefas obrigatórias para efeitos de certificação são: • Participação ativa nos fóruns de discussão e realização das tarefas propostas (30%); • Trabalho final em grupo (40%); • Reflexão crítica individual (30%). Irá ser usada uma classificação qualitativa e quantitativa, de acordo com a nova redação dada ao n.o 3 do artigo 13.o doRJFCP, obtida pelo formando, segundo a seguinte escala de classificações de 1 a 10 valores, devidamente ponderada:
Modelo
Formulário online Relatório da formadora Avaliação do impacte
Bibliografia
Rodrigues, Sónia Valente. “Três modos de organizar sequências de aprendizagem interdisciplinares com base nasAprendizagens Essenciais.”. Encontro Regional Norte do Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular, novembro, 2017. Cosme, Ariana. “Autonomia e Flexibilidade Curricular - Propostas e Estratégias de Ação”. Porto Editora, 2018. Freeman, S., Eddy, S. L., McDonough, M. et al., (2014). Active learning increases student performance in science,engineering, and mathematics. Proceedings of the National Academy of Sciences, 111(23), 8410-8415. Theobald, E. J., Hill, M. J., Tran, E. et al, (2020). Active learning narrows achievement gaps for underrepresented studentsin undergraduate science, technology, engineering, and math. Proceedings of the National Academy of Sciences, 117(12),6476-6483
Observações
Cronograma a divulgar brevemente
Formador
Elisabete Costa Fonte