Um Ensino Inclusivo Baseado no Planeamento Centrado na Pessoa turma Plan_Centr_Pess

Apresentação

Uma escola inclusiva exige contínua atualização de conhecimentos por parte de toda a comunidade educativa, pois cada vez mais a diversidade de alunos que chegam até à escola é grande, fruto também da crescente imigração a que as escolas da nossa região estão sujeitas. A escola é uma das bases da sustentabilidade futura pois é aqui que formamos aqueles que no futuro vão ser os dirigentes e decisores dos nossos destinos. É, pois, por demais importante que o crescimento de todos os alunos seja pautado por valores de inclusão, de qualidade, de justiça e de capacidade de respeito pelos outros em qualquer circunstância de diferença. As crescentes exigências da escola, da família e do aluno, impelem todos os agentes educativos, nomeadamente professores, a estarem preparados para um ensino proativo e planeado tendo por base o próprio aluno – as suas especificidades, os seus gostos, os seus desejos, as suas vontades, as suas capacidades. Dito de outra forma, o ensino deverá colocar o foco no aluno, e o Planeamento deve ser centrado no aluno. Parece-nos, por isso, de elementar relevância, dotar as escolas e os professores de ferramentas que facilitem o Planeamento Centrado no aluno, potenciando a sua autodeterminação, a sua funcionalidade e a sua inclusão na vida da escola e da sua comunidade. Esta ação, agora proposta, é enquadrável nestas razões e o que pretendemos, será dotar os intervenientes de maiores ferramentas e conhecimentos para contribuírem para uma escola mais inclusiva.

Destinatários

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. No âmbito do Despacho n.º 4840/2023, publicado a 21 de abril de 2023 a ação de formação, releva na dimensão científico-pedagógica para a progressão da carreira docente Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial.

Objetivos

O DL 54/2018 estabelece o regime jurídico da educação inclusiva e define que “O compromisso com a educação inclusiva, de acordo com a definição da UNESCO (2009)… visa responder à diversidade de necessidades dos alunos, através do aumento da participação de todos na aprendizagem e na vida da comunidade escolar” e “Neste pressuposto, o presente decreto-lei tem como eixo central de orientação a necessidade de cada escola reconhecer a mais-valia da diversidade dos seus alunos, encontrando formas de lidar com essa diferença, adequando os processos de ensino às características e condições individuais de cada aluno, mobilizando os meios de que dispõe para que todos aprendam e participem na vida da comunidade educativa”. É, pois, neste sentido que a presente ação tem como objetivos dar a conhecer a aplicação e o planeamento centrado na pessoa e da Pedagogia da Interdependência, como metodologias de trabalho que potenciam a participação do aluno na vida da escola e da comunidade.

Conteúdos

Sessão 1: Planeamento Centrado na Pessoa e Pedagogia da Interdependência (história, princípios e valores) – 4 horas presenciais Sessão 2: O Planeamento Centrado na Pessoa e o DL 54/2018 – 2 horas "a distância" Sessão 3: O Planeamento Centrado na Pessoa e a Transição para a Vida Pós-Escolar – 2 horas "a distância" Sessão 4: O Planeamento Centrado na Pessoa e o Modelo de Apoios (diferenças para o modelo de apoio tradicional) – 2 horas "a distância" Sessão 5: As Ferramentas do Planeamento Centrado na Pessoa – 4 horas presenciais

Metodologias

As sessões terão desenvolvimento com suporte expositivo com utilização de apresentações e prática / treino na utilização das ferramentas do Planeamento Centrado na Pessoa. Poderão ainda ser feitos trabalhos em grupo.

Avaliação

Participação nas sessões (60%) - Iniciativa e autonomia; - Clareza e pertinência das intervenções; - Empenho na realização das tarefas propostas nas sessões presenciais. - Investigação, produção de tarefas e materiais didáticos; Reflexão crítica (40%) - Reflexão final individual, sobre o trabalho realizado no curso.

Modelo

Formulário online Relatório formadora Avaliação de impacte

Bibliografia

Mário Pereira, Dúvidas, Dilemas e Inquietações (2019), Edição ASSOL Ad Van Gennep, Qualidade de vida | Modelo de apoios | Pessoas com deficiência intelectual | Paradigma de apoio, Coletânea de artigos, Edição FORMEM, 2019 Lou Brown, Um pioneiro da Inclusão, Coletânea de textos, Edição FORMEM, 2021 Mário Pereira, Apoios Centrados nas Pessoas (2014) Edição ASSOL Mary F; Forest M; Pearpoint J; Roserberg, R., Toda a minha vida é um círculo, (tradução ASSOL, 2011)

Observações

Cronograma a disponibilizar brevemente

Início: 07-01-2025
Fim: 31-03-2025
Acreditação: CCPFC/ACC-125749/24
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: b-learning
Duração: 14 h
Local: Vouzela ou S. Pedro do Sul

INSCREVER-ME