Autoavaliação de escola: conhecer para melhorar turma ACD_22

Apresentação

Os processos de autoavaliação assumem uma importância central na governança das organizações escolares, devendo disponibilizar informação que sustente a tomada de decisões dos agentes escolares em prol da melhoria da prestação do serviço educativo. O terceiro ciclo de avaliação externa das escolas, enquadrado no sistema de avaliação das escolas, criou novas exigências à autoavaliação de escola: um referencial com mais indicadores, uma metodologia mais completa e, consequentemente, uma maior necessidade de evidenciar o diagnóstico interno e os respetivos planos de ação. A interface entre a autoavaliação e a avaliação externa exige uma integração complexa e informada de legislação, referenciais teóricos e capacidades organizacionais, tendo em conta, não obstante, que são processos que são constitutivamente diferentes Pretende-se ainda promover a partilha e constituição de rede entre escolas promotoras de procedimentos mais eficazes e desburocratizados na autoavaliação e melhoria de escola, assegurando os princípios da sustentabilidade, adequação, consistência e efetividade.

Destinatários

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial

Releva

Despacho n.º 5741/.2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014.

Objetivos

- Assegurar o sucesso educativo, promovendo uma cultura de qualidade, exigência e responsabilidade nas escolas; - Incentivar as ações e os processos de melhoria da qualidade, do funcionamento e dos resultados das escolas; - Promover uma cultura de melhoria continuada da organização, do funcionamento e dos resultados do sistema educativo e dos projetos educativos; - Articular avaliação interna com avaliação externa. - Constituir redes de partilha de práticas entre escolas.

Conteúdos

1. Avaliação de escola 1.1. Introdução à avaliação da escola 1.2. Modalidades de avaliação de escola: avaliação externa, avaliação interna, auditoria e autoavaliação 2. Avaliação externa 2.1. Explicitação do modelo de avaliação externa em Portugal: referencial, metodologias e finalidades 2.2. Conceção de autoavaliação de escola no referencial de avaliação externa 3. Autoavaliação de escola 3.1. O que é e o que não é a autoavaliação de escola 3.2. Quadro normativo da autoavaliação 3.3. Construção do dispositivo de autoavaliação: a) Referencial; b) Intervenientes c) Metodologias d) Usos da autoavaliação

Metodologias

Sessão via Moodle, por videoconferência A metodologia a utilizar terá um carácter expositivo-reflexivo que permitam uma regulação das aprendizagens previstas.

Avaliação

Não se aplica

Modelo

Formulário online

Formador

Eusébio André Machado

Início: 02-05-2024
Fim: 07-05-2024
Acreditação: ACD_22
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: e-learning
Duração: 6 h
Local: Online (Moodle)