ACNS – Intervenção centrada no aluno turma ACD_20_T3
Apresentação
A formação "ACNS - Intervenção centrada no aluno" tem como objetivo principal capacitar os docentes com ferramentas e estratégias para promover uma intervenção eficaz e centrada no aluno. A abordagem centrada no aluno reconhece a importância de considerar as características individuais, necessidades e interesses de cada aluno, visando promover o seu desenvolvimento integral e maximizar o seu potencial de aprendizagem, à luz do Desenho Universal Para a Aprendizagem e o Perfil do Aluno à saída da Escolaridade Obrigatória. Esta formação baseia-se na premissa de que cada aluno é único e possui habilidades, dificuldades e experiências de vida individuais, sendo fundamental que os profissionais da educação estejam preparados para identificar e atender a estas especificidades, adaptando práticas e estratégias pedagógicas em consonância. Além disso, a formação "ACNS - Intervenção centrada no aluno" também aborda a importância do estabelecimento de uma relação de confiança e respeito mútuo entre docentes e o aluno, como base para uma intervenção eficaz. É fundamental que o aluno se sinta valorizado, compreendido e apoiado no seu processo de aprendizagem, de modo a favorecer o seu comprometimento e motivação. Nesse sentido, a formação oferece ferramentas práticas e estratégias pedagógicas que visam sensibilizar e promover uma intervenção personalizada e adequada às necessidades individuais de cada aluno, contribuindo para o seu desenvolvimento académico, social e emocional. No final da formação, os profissionais estarão mais despertos para implementar práticas centradas no aluno, consubstanciadas com planejamentos curriculares adequados, promovendo um ambiente de aprendizagem inclusivo, acolhedor e estimulante para todos.
Destinatários
Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial
Releva
Despacho n.º 5741/.2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014.
Objetivos
- Refletir sobre as práticas educativas inclusivas; - Criar uma cultura de escola, que favoreça práticas de adequação ao processo de ensino aprendizagem; - Orientar os docentes na adoção das medidas de suporte à aprendizagem, nomeadamente de cariz curricular com especial incidência nas Adaptações Curriculares Não Significativas, não descurando, no entanto, a abordagem às Significativas assim como as Acomodações Curriculares; - Elaborar instrumentos de registo, de operacionalização, monitorização e avaliação de alunos; - Dinamizar e implementar estratégias individuais e de grupo de diferenciação curricular; - Promover o debate de ideias entre os participantes no sentido de consolidar ideias e partilhar experiências.
Conteúdos
Enquadramento legal da Educação Inclusiva em Portugal. Reflexão sobre processos de Inclusão. Perfis de aprendizagem e caracterização de alunos com necessidades de medidas de suporte à aprendizagem e à inclusão. Identificar as medidas de gestão curricular: Acomodações Curriculares (AC); Adaptações Curriculares não Significativas (ACNS); Adaptações Curriculares Significativas (ACS) e processo de avaliação (PA). Hipóteses de planeamento para ACNS. Estratégias de implementação para ACNS. Monitorização e avaliação.
Metodologias
A metodologia será teórico-prática, combinando momentos de exposição de conteúdos com reflexão participada, a partir das tarefas propostas. Na componente teórica será adotada uma metodologia mais expositiva, centrada na transmissão de conteúdos de referência e estruturantes. As exposições teóricas far-se-ão com o recurso a suportes audiovisuais assumindo uma metodologia dialógica e de interação permanente entre formadora e formandos. Na componente prática, privilegiar-se-á uma dinâmica de natureza mais ativa, centrada na discussão, partilha e reflexão entre os formandos, recorrendo a diferentes técnicas pedagógicas potenciadoras da aprendizagem, designadamente a discussão partilhada sobre análise de situações reais e casos- tipo e práticas de reflexão, mobilizadoras dos conceitos e conteúdos da formação, de cariz teórico-prático.
Avaliação
Não se aplica
Modelo
Formulário online
Observações
Cronograma: dia 6 de março, das 17:30 às 19:00 dia 13 de março, das 17:30 às 19:00
Formador
Ana Paula Pinto Sucena de Sousa
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 06-03-2024 (Quarta-feira) | 17:30 - 19:00 | 1:30 | Presencial |
2 | 13-03-2024 (Quarta-feira) | 17:30 - 19:00 | 1:30 | Presencial |