DUA - Desenho Universal para a Aprendizagem: medidas universais orientadas para todos os alunos. turma ACD_16_2024

Apresentação

O DUA - Desenho Universal para a Aprendizagem e a abordagem multinível no acesso ao currículo integram opções metodológicas que contribuem para a criação de ambientes inclusivos, que combatem as desigualdades entre os alunos e promovem a equidade, através da inovação, de forma a que o PASEO – Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória seja alcançado por todos os alunos. Daí, a importância de conhecer os princípios subjacentes ao DUA, na resposta às necessidades, expectativas e potencialidades de todos e de cada um dos alunos, considerando o que aprendem, como aprendem e porque aprendem, com o objetivo de desenvolver competências para o planeamento do processo de ensino, de aprendizagem e de avaliação, e respetiva operacionalização, com enfoque na gestão flexível do currículo.

Destinatários

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial

Releva

Despacho n.º 5741/.2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014.

Objetivos

- Conhecer o quadro teórico que sustenta o Desenho Universal para a Aprendizagem. - Aplicar colaborativamente os princípios subjacentes ao DUA. - Capacitar para a criação de ambientes educativos flexíveis, inclusivos e inovadores. - Promover a diversificação e adequação de procedimentos, técnicas e instrumentos de ensino e de avaliação em consonância com o DUA e com a abordagem multinível no acesso ao currículo. - Promover a observação e reflexividade sobre a prática.

Conteúdos

- 1. DUA, conceitos e fundamentos. - 2. Princípios orientadores do DUA. - 3. Abordagem multinível e estratégias apoiadas no desenvolvimento neuropsicológico. - 3.1. Práticas pedagógicas geradoras de múltiplos meios de representação, de ação e expressão e de envolvimento.

Metodologias

- A sessão de trabalho é presencial e de caráter teórico-prático e reflexivo. Num primeiro momento, será feito um enquadramento teórico e concetual da temática em análise, apelando a uma atitude proactiva dos formandos, com a partilha de exemplos práticos, materiais e recursos, resultantes das experiências pessoais e institucionais dos participantes e da formadora. A sessão contemplará momentos de reflexão conjunta, de partilha e de trabalho prático, com aplicabilidade dos conceitos abordados na ação.

Avaliação

Não se aplica

Modelo

Formulário online

Observações

Cronograma 7 de setembro de 2023, 9:30 às 12:30 e 14:00 às 17:00

Formador

Paula Maria Ferreira Dias Cardoso Teixeira

Início: 13-03-2024
Fim: 16-03-2024
Acreditação: ACD_16
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 6 h
Local: None