Metodologias e dinâmicas de intervenção educativa e aprendizagem ativa em sala de aula turma Metod_din_2024

Apresentação

De acordo com o D.L. n.º 55/2018, as decisões curriculares cabem a equipas educativas que definem dinâmicas detrabalho pedagógico de articulação disciplinar e adequadas à especificidade do aluno, desenvolvendo as competências depesquisa e mobilização crítica de informação, de resolução de problemas, do trabalho de projeto e da valorização dopapel dos alunos, em situações de aprendizagens significativas. Neste contexto, faz sentido desenvolver esta oferta formativa para incentivar a análise de metodologias de aprendizagem ativa e de dinâmicas de trabalho pedagógico diferenciadas, visando as competências previstas no Perfil dos Alunos.

Destinatários

Professores do 1º Ciclo; Professores do 2º Ciclo; Professores do 3º Ciclo/Ensino Secundário; Professores da Educação Especial;

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do 1º Ciclo; Professores do 2º Ciclo; Professores do 3º Ciclo/Ensino Secundário; Professores da Educação Especial;. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. No âmbito do Despacho n.º 4840/2023, publicado a 21 de abril de 2023 a ação de formação, releva na dimensão científico-pedagógica para a progressão da carreira docente Professores do 1º Ciclo; Professores do 2º Ciclo; Professores do 3º Ciclo/Ensino Secundário; Professores da Educação Especial;.

Objetivos

- Assumir um papel ativo na gestão curricular, num quadro de autonomia e flexibilidade; - Implementar soluções pedagógicas adequadas ao projeto educativo de cada escola e às especificidades dos alunos; - Promover o trabalho docente colaborativo, nomeadamente em equipas educativas; - Planificar e operacionalizar com os alunos práticas pedagógicas promotoras da qualidade do sucesso escolar,recorrendo a metodologias ativas de aprendizagem e à articulação curricular; - Concretizar práticas de avaliação das aprendizagens adequadas ao trabalho realizado nas aulas e à natureza dasdiversas aprendizagens, promovendo o sucesso escolar; - Partilhar práticas propiciadoras de qualidade e eficácia na concretização dos projetos educativos e curriculares, contribuindo para a melhoria dos resultados escolares.

Conteúdos

1 - Adequação da ação educativa às finalidades do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória e ao Currículodos Ensinos Básico e Secundário (Decreto-Lei n.º 55/2018, de 6 de julho): Implicações nas práticas pedagógicas edidáticas; 2 - Conceitos operatórios de interdisciplinaridade, transdisciplinaridade, ambientes pessoais de aprendizagem eaprendizagem colaborativa. 3 - Sala de aula invertida (flipped classroom) e aprendizagem baseada em projetos: 4 - Aprendizagem baseada na resolução de problemas, aprendizagem por investigação (inquiry), aprendizagem por descoberta guiada e estudos de caso: 5 - Apresentação e discussão dos trabalhos finais produzidos.

Metodologias

Presencial Esta componente (15 horas) organiza-se em 5sessões, a última das quais para apresentação dos trabalhos, englobando 3 fases: Fase 1 (9 horas) - Apresentação/exploração de normativos e de conceitos operatórios no âmbito do trabalho colaborativo e das metodologias de aprendizagem ativa - Desenvolvimento dos conteúdos 1 a 4; Fase 2 (3 horas) - Apresentação das atividades planificadas, materiais pedagógicos e instrumentos de avaliação elaborados autonomamente. Reflexão acerca destes e apresentação de sugestões de melhoria. Fase 3 (3 horas) - Apresentação dos trabalhos e reflexão conjunta sobre o impacto nas aprendizagens dos alunos. Avaliação da oficina Trabalho autónomo: Planificação de uma atividade pedagógica que operacionalize uma ou mais metodologias de aprendizagem ativa, incluindo a conceção de materiais pedagógicos e de instrumentos de avaliação (9 horas, decorridas entre a fase 1 e a fase 2 das sessões presenciais). - Aplicação, em sala de aula, de uma das atividades e materiais construídos e reflexão sobre a sua implementação (4 horas, após a fase 2). - Elaboração do relatório final individual, sobre todo o trabalho realizado ao longo da ação, incluindo as tarefas construídas e os relatos das aplicações realizadas (2 horas).

Avaliação

Os critérios sobre os quais irá incidir a Avaliação/Classificação serão: Participação nas sessões (25%) - Iniciativa e autonomia; - Clareza e pertinência das intervenções; - Empenho na realização das tarefas propostas nas sessões presenciais. Produção de trabalhos e/ou materiais (50%) - Investigação, produção de tarefas e materiais didáticos; - Aplicação das tarefas e materiais produzidos em sala de aula; - Partilha dos resultados da implementação das tarefas e materiais em sala de aula; - Qualidade e aplicabilidade. Reflexão crítica (25%) - Reflexão final individual, sobre o trabalho realizado na oficina.

Modelo

Inquérito Online Relatório do formador

Bibliografia

Cohen, A. C. e Fradique, J. (2018). Guia da Autonomia e Flexibilidade Curricular. Lisboa: Raiz Editora Conselho Nacional de Educação (2017). Alargamento da Escolaridade Obrigatória: Contextos e Desafios. Textos doSeminário realizado no CNE a 13 de abril de 2015. Disponível em http://www.cnedu.pt/content/edicoes/seminarios_e_coloquios/LIVRO_Alargamentodaescolaridadeobrigatoria.pdf Cosme, A. (2018). Autonomia e Flexibilidade Curricular. Propostas e estratégias de ação. Porto: Porto editora. Martins, G. O., Gomes, C. S., Brocardo, J. L., Pedroso, J. V., Acosta Carrillo , J. L., Ucha, L. M., Encarnação, M., Horta, M.J., Calçada, M. T., Nery, R. V., Rodrigues, S. V. (2018). Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória. Lisboa:Ministério da Educação. Rodrigues, S. V. (2018). “Três modos de organizar sequências de aprendizagem interdisciplinares com base nas Aprendizagens Essenciais”.

Observações

Cronograma: 15 de fevereiro, 17:30 - 20:30, Online 22 de fevereiro, 17:30 - 20:30, Online 29 de fevereiro, 17:30 - 20:30, Online 11 de abril, 17:30 - 20:30, Presencial 19 de abril, 17:30 - 20:30, Presencial

Formador

Sónia Vanessa Santos Alves

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 15-02-2024 (Quinta-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Online síncrona
2 22-02-2024 (Quinta-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Online síncrona
3 29-02-2024 (Quinta-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Online síncrona
4 11-04-2024 (Quinta-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Presencial
5 19-04-2024 (Sexta-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Presencial
Início: 15-02-2024
Fim: 19-05-2024
Acreditação: CCPFC/ACC-120235/23
Modalidade: Oficina
Pessoal: Docente
Regime: b-learning
Duração: 30 h
Local: São Pedro do Sul