Adaptações Curriculares Não Significativas – Como fazer?” turma ACD_14_AGEVC

Apresentação

O debate em torno do que se aprende e como se aprende é hoje um tema emergente em prol da implementação/compromisso de uma educação inclusiva, que vá ao encontro das especificidades e necessidades de cada aluno, não deixando “ninguém para trás”. De acordo com esta linha de ação estratégica os DL n.º 54/2018 e o DL n.º 55/2018, de 6 de julho, na sua redação atual, pretendem ser documentos de trabalho agilizantes e estruturantes para as escolas, que potenciam um conhecimento pleno e a corresponsabilização efetiva de todos os agentes educativos na operacionalização dos mesmos, articulando-os e dando sentido às diretrizes e medidas de suporte à aprendizagem e à inclusão que preconizam. Assim, cabe a cada escola conhecer a diversidade dos seus alunos e desenvolver, no âmbito da sua margem de autonomia, orientações e medidas de caráter pedagógico consentâneas com as caraterísticas dos seus alunos, encontrando formas de TODOS terem sucesso. Perante este desafio, pretende-se com esta ação de formação operacionalizar a medida de gestão curricular seletiva - Adaptações Curriculares Não Significativas (ACNS), capacitando os docentes para que consigam adequar, com eficácia, os processos de ensino e aprendizagem às caraterísticas e condições individuais de cada aluno, mobilizando os meios de que se dispõe para que todos aprendam e participem cada vez mais na vida da comunidade educativa.

Destinatários

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial

Releva

Despacho n.º 5741/.2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014.

Objetivos

- Mobilizar conhecimentos articulados do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória (PASEO), das Aprendizagens Essenciais (AE) e das Orientações Curriculares para a Educação Pré-escolar (OCEP), consentâneos com os normativos em vigor. - Operacionalizar medida “Adaptações Curriculares Não Significativas, no âmbito de uma abordagem multinível. - Promover a discussão pedagógica, a reflexão e a formação da comunidade educativa.

Conteúdos

- Áreas de competência do PASEO - Gestão curricular: planeamento - Medida “Adaptações Curriculares Não Significativas”

Metodologias

- Metodologia de cariz prático, alicerçado no trabalho de grupo e no recurso às TIC.

Avaliação

Não se aplica

Formador

Maria Manuela da Silva Claro de Andrade Alves

Início: 16-01-2024
Fim: 23-01-2024
Acreditação: ACD_14
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 6 h
Local: Escola Secundária de Vouzela